DICAS FUNDAMENTAIS

Pra quem não tem nada, metade é o dobro!

Oi meninas.
Vamos para a primeira dica do ano!
Algumas dicas serão em texto, outras vão ser por vídeo tá bom?
Todos os dias temos tantas coisas pra fazer né? É trabalho, filhos, marido, cuidar da casa…. e ainda conseguimos tempo para fazer nossos Amigurumis e artesanatos, e muitas de nós vai seguindo conforme dá, de acordo com as circunstâncias, freando, esperando… 
 Tem dia que você se sente assim?

figurinha

É! Eu também!

Se você ja se perguntou se dava pra fazer melhor, em menos tempo, de um jeito que fosse menos cansativo ou ja se sentiu mal por não estar comprometida como queria, é esse momento em que você se indigna e consegue mudar!

Nada como a indignação para te fazer mudar, custe o que custar! (desculpe a rima! :D)

Então pode se indignar, ficar P*ta da vida, pois é esse o caminho!!!

Mas mudar como? Pra onde? O que fazer diferente?

A melhor maneira de organizar os nossos trabalhos, é o velho e bom planejamento. Toda vez que você for fazer uma tarefa, lembra da sua indignação, ela vai te jogar pra frente, pra ação!

“Se não tenho tempo pra nada, ainda tenho que arrumar tempo para fazer planejamento?”

Você não tem tempo pra nada justamente porque tá faltando planejamento. Só vai dá tempo, você só vai eliminar os atrasos e correrias quando souber direitinho o que fazer, quando fazer e por quanto tempo fazer. Seu descanso também tem que fazer parte do seu planejamento, pois se você estiver toda dolorida e cansada, vai ficar difícil chegar no final de um projeto na meta, não é verdade?

Vou te contar uma coisa, para começar você deve dar total prioridade ao seu planejamento. Ele vai te guiar para você não perder o foco e desenvolver o projeto em um tempo menor do que antes.

Vamos primeiro lembrar que um planejamento é flexível, você deve cria-lo com adaptações a sua realidade. Não busque metas impossíveis, rotinas super rigorosas e horários impossíveis. Busque sempre se desafiar, mas de uma maneira que seja possível, pois só assim você sentirá aquele prazer de missão cumprida.
Se você trabalha fora, defina o horário e os dias e a quantidade de horas em que vai trabalhar o artesanato.

Vou dar como exemplo o meu planejamento. Me baseio no calendário anual de feriados. Aliás, a próxima tradução será de um estojo (volta as aulas) em Amigurumi.

Vou te contar um pouco sobre o meu planejamento, pra você ter uma ideia.  Parece complicado mas não é, pelo contrário, na prática tudo fica simples. É só querer!!!

Depois vou passar pra vocês o meu modelo completinho…

Basicamente, de manhã eu arrumo a casa e escrevo meu planejamento diário. Sou professora aposentada e me dedico atualmente ao blog, a criação de Amigurumis, faço encomendas, traduções e participo de grupos de Amigurumis que tem desafios. Um deles eu sou administradora junto com outras três meninas. Decidi trabalhar com o artesanato, de segunda a sábado de 13 às 23horas aproximadamente. Sempre com um intervalo de meia hora a cada 2 horas trabalhadas, para descansar a mente e o corpo.

Como disse, para o planejamento anual, eu me baseio no calendário de datas comemorativas que coloquei no final desta dica. Assim, eu já planejo todos os desafios que vou lançar no grupo. Também costumo começar a fazer os Amigurumis dois meses antes. Por exemplo. Agora em fevereiro, começo de março, temos a volta as aulas. Então já comecei a fazer Amigurumis relacionados ao tema, como potes com bichinhos, marcador de livros, mochilas para crianças, bonequinhos para lápis, capa de agenda, etc. Também tem os presentes de aniversário para as pessoas queridas….Lembrando que todo planejamento é flexível, ou seja, pode acontecer de eu planejar um desafio para o grupo  no mês de março e por algum motivo, isso ser mudado.

O planejamento semanal também é bem simples e no meu, serve para o ano inteiro.

Por exemplo, segunda, terça e quarta eu faço Amigurumis (encomendas, desafios, criações), quinta e sexta eu preparo os conteúdos do blog e faço as traduções. O sábado eu deixo livre para fazer alguma coisa que não consegui terminar durante a semana e para criar receitas. Domingo é dia de não fazer nada além de ler um livro e passear.

Com o planejamento diário, vou controlando o planejamento mensal.

Exemplificando na prática:

Planejamento anual

Janeiro- Amigurumis para a volta as aulas, Receita X para o desafio do grupo, presente para os aniversariantes de fevereiro e março.

Fevereiro/Março– Amigurumis para a Páscoa, Receita Y para o desafio do grupo, presente para os aniversariantes de abril.

E assim por diante.

Planejamento mensal

Aqui eu anoto os desafios que entrei nos grupos do facebook.

Janeiro – Grupo Amigurumis Portugal ( Boneca Ellie, Boneca Snowballs , Desafio surpresa, Cal Happy) Grupo Amigurumis Desafios ( boneca porta papel higiênico, ursinho, Lol, Boneca Primavera)

Bom meninas, é isso. Você também pode planejar por bimestre ou trimestre. Defina seus objetivos e metas e vamos nessa! Eu e mais um monte de meninas estaremos aqui para te ajudar. NÃO DEIXE DE PLANEJAR SEU ANO!

CALENDÁRIO DE DATAS COMEMORATIVAS 2019

 

calendario 1

calendario 2

 

calendario 4

 

Estamos Juntas!

 

Sua opinião é muito importante! Comente! 😉 ❤

 


 

6 comentários em “Pra quem não tem nada, metade é o dobro!”

Deixe um comentário